maxilar

5 principais causas de dores no maxilar

Mastigar, bocejar e falar são ações que realizamos diariamente e que envolvem o movimento de músculos, articulações e ossos. No entanto, quando essas movimentações são acompanhadas de estalos e dores no maxilar, podem indicar um problema mais grave.

Você conhece as principais causas desse desconforto? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, listaremos as condições que mais frequentemente provocam essas dores na região.

1) Bruxismo

O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger e aperto involuntários dos dentes, provocando uma pressão excessiva sobre a articulação temporomandibular (ATM). Entre os principais sintomas apresentado,s pelos pacientes estão a inflamação da região, o desalinhamento da articulação e as dores no maxilar.

Ademais, o tratamento mais eficaz para o bruxismo é a utilização de protetores bucais que são fabricados sob medida. Esse acessório absorve a pressão e protege os dentes e articulações. Outras possibilidades são a aplicação de toxina botulínica e acupuntura.

2) Mordida cruzada

Outra causa comum de desconforto no maxilar são os problemas de oclusão, como, por exemplo, a mordida cruzada. Essa condição impossibilita o encaixe perfeito dos dentes e, consequentemente, faz com que a ATM trabalhe de forma inadequada, compensando o desalinhamento da articulação.

Ainda, o mau funcionamento desta estrutura traz grande incômodo ao paciente, causando dores musculares na mandíbula e estalos. A principal forma de tratamento da mordida cruzada é através do aparelho ortodôntico.

3) Abcessos dentários

Em função de uma higienização bucal deficiente, surgem as cáries e as placas bacterianas nos dentes. Quando não são tratadas, essas doenças evoluem para um abcesso dentário, uma inflamação que afeta as camadas mais profundas da polpa e do nervo do dente.

Ademais, o aparecimento de bactérias nessa região pode fazer com que alcancem a estrutura óssea da boca, provocando dores intensas no maxilar que irradiam para os músculos mandibulares. Para evitar esse transtorno, basta manter uma escovação correta dos dentes e utilizar o fio dental regularmente.

4) Osteomielite

Trata-se de outro tipo de infecção que se desenvolve nos ossos da mandíbula e que prejudica o funcionamento da ATM. Em consequência disso, o paciente pode sentir dores, inchaço facial e febre.

Ademais, a osteomielite pode ser tratada com o uso de antibióticos prescritos pelo dentista. Em casos mais graves, a cirurgia para extração do tecido ósseo inflamado é a opção mais eficaz. Quando não tratada, essa infecção pode se espalhar para outras regiões da face e da boca.

5) Doença periodontal

Trata-se de uma inflamação que afeta as gengivas e os ossos que suportam a arcada dentária. Essa doença é causada por bactérias e pode afetar a ATM. A doença periodontal costuma ser silenciosa e só manifesta sintomas em estágios mais avançados.

Ademais, quando o paciente apresenta dor no maxilar, pode indicar um comprometimento dos ossos e um risco maior de perda de dentes. A melhor forma de evitar essa doença é utilizando corretamente o fio dental, mantendo uma boa higiene bucal e visitando regularmente o dentista.

Enfim, como você pode perceber, existem muitas causas possíveis para a dor no maxilar. De modo geral, a melhor forma de evitar todos esses transtornos é adotando bons hábitos de higiene bucal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe