fio dental

Passar fio dental: como a falta desse hábito afeta a saúde bucal

Um sorriso bonito e saudável revela que uma pessoa é cuidadosa com a higiene e a aparência. Para manter esse sorriso e a saúde bucal, entretanto, a escovação nem sempre é suficiente. Por isso, é preciso recorrer ao uso do fio dental. A escova de dente não consegue remover toda a placa bacteriana e os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes. Estes colaboram, então, para o aumento da placa bacteriana e podem provocar o mau hálito, cárie, tártaro e outras doenças bucais. Dessa forma, o fio dental é responsável pela limpeza profunda do espaço entre os dentes, removendo os restos alimentares e o excesso da placa bacteriana.

A importância do fio dental na prevenção de doenças bucais

A limpeza inadequada e a falta de uso desse acessório afetam a saúde bucal. Favorece, então, a proliferação de germes e bactérias que causam infecções e que podem agravar lesões. Além dos problemas bucais, as bactérias que proliferam e provocam infecções podem cair na corrente sanguínea e migrar para outras regiões do corpo. Dessa forma, originam-se mais doenças e complicações. A fim de propiciar maior esclarecimento, a seguir estão selecionados 4 pontos principais em que o uso do fio dental é importante para a manutenção da saúde bucal.

1. Prevenção de gengivite e doença periodontal

Os resíduos de alimento que se acumulam na gengiva, alimentam as bactérias que provocam inflamações e afetam a saúde bucal. Se utilizado de forma correta, o fio dental remove o tecido inflamado causador da gengivite. Dessa forma, é importante o seu uso mesmo se houver algum sangramento.

2. Prevenção do mau hálito

Os alimentos que ficam depositados entre os dentes e gengiva também causam mau hálito. Isso porque a maior parte dos casos da halitose vêm da saúde bucal. Com o acúmulo de resíduos na boca, as bactérias naturalmente ali incidentes dissolvem os resíduos de alimentos e, então, liberam o forte odor.

3. Remoção da placa bacteriana

A placa bacteriana é formada na base do dente exposto, provocada pelo acúmulo de bactérias e resíduos de alimentos. No entanto, o uso da escova e do fio dental pode removê-la. Se não for removida, endurece e se transforma em tártaro, provocando o amarelamento dos dentes e deixando-os mais propensos a cáries.

Contribuindo para a melhora da saúde bucal

Ao fazer uma limpeza completa, removendo-se as bactérias e os restos alimentares, é possível conservar o esmalte dos dentes, reforçando-os, assim como tornando-os mais resistentes às manchas e quebras. Além disso, o fio dental auxilia na prevenção de doenças e inflamações gengivais. O fio dental pode ser utilizado antes ou depois da escovação, uma vez que sua função é remover os resíduos de sujeira que a escova não alcança. Contudo, use-o com cuidado para não ferir o tecido e utilize um novo fio para cada dente. Dê preferência para os fios encerados, que deslizam mais facilmente e não soltam fiapos entre os dentes. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!
Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe