Levantamento de seio maxilar

Levantamento de seio maxilar: quando indicá-lo

levantamento de seio maxilarÉ muito comum que pacientes que busquem reabilitação oral com implantes dentários precisem se submeter ao levantamento de seio maxilar. A sua indicação ocorre quando da presença de insuficiente quantidade óssea na região posterior da maxila que viabilize uma boa  fixação destes pinos de titânio.

O seio maxilar representa o maior dos seios paranasais. Em resumo, é uma cavidade oca contida no interior do osso maxilar, bilateralmente, abaixo das órbitas oculares. O seu grande volume, entretanto, associado à proximidade com os ápices de alguns dentes superiores permite que, em algumas circunstâncias, forme-se um acesso direto entre este e a cavidade bucal. Por desempenhar inúmeras funções, torna-se extremamente  importante para o implantodontista preservar esta área no transoperatório, evitando futuros problemas.

Técnicas de levantamento de seio maxilar

A princípio, o procedimento pode ser executado de duas maneiras diferentes, a depender do caso:

  • Levantamento de seio maxilar atraumático: nesta modalidade, realiza-se a sua elevação por dentro da perfuração confeccionada para  instalação dos implantes. Obviamente, isso se dá antes de fixá-los. Somente esta indicada quando não mais do que 2 a 3 mm de espaço  em altura são necessários. Instrumentos próprios para esta função devem ser utilizados, tentando-se, a todo custo, preservar a  integridade da membrana sinusal. Ela reveste e isola o seio maxilar. Não é visível ao RX e apresenta consistência similar a membrana  interna de um ovo.
  • Levantamento de seio maxilar traumático: embora leve este nome, o trauma, ainda que maior do que na situação anterior, é também  muito desprezível. Uma pequena janela é aberta na gengiva, lateralmente ao local de instalação dos implantes. A partir daí, mais uma  vez fazendo-se uso aparelhagem específica, levanta-se a membrana sinusal, evitando-se ao máximo perfurá-la. Abaixo dela, insere-se  quantidade óssea suficiente que permita cobrir totalmente o implante dentário após fixado. Dessa forma, recomenda-se esta técnica quando busca-se ganhar altura igual ou superior a 3 mm. Os implantes podem ser adaptados no mesmo tempo cirúrgico do levantamento ou em uma sessão posterior, quando não houver osso remanescente suficiente para mantê-los estáveis. Neste caso em especial e conforme o tipo de osso utilizado, esta 2ª sessão para instalação dos mesmos deverá ocorrer de 6 a 9 meses após a 1ª.

Objetivos da cirurgia

O objetivo é preencher com osso, seja autógeno (do próprio paciente) ou não (industrializado, bovino ou de banco de ossos), a cavidade do  seio maxilar entre a membrana que o reveste e o seu assoalho. Feito isso, garante-se o recobrimento completo por tecido ósseo do ápice implantar. Confere-se assim muito mais segurança para a prótese que será posteriormente confeccionada, impedindo também possíveis  episódios futuros de sinusite. O tempo de maturação varia de 6 a 9 meses. Significa dizer que este será o tempo mínimo requisitado para que se inicie a parte protética.

Pós-operatório

O pós-operatório geralmente é muito bem tolerado com a medicação prescrita. Hematomas não são raros devido a presença de um pequeno  feixe vásculo-nervoso nas proximidades da região operada. Deve-se controlar todo e qualquer tipo de pressão sobre o seio maxilar, evitando-se espirros, tosses, cambalhotas e mergulhos durante o processo cicatricial. Pequeno sangramento nasal, enfim, é possível e deve ser avaliado pelo profissional caso persista. Os pontos são removidos entre 15 e 20 dias.

Considerações finais

A chamada cirurgia piezoelétrica, por usar corte ultrassônico, permite não só o mínimo de agressão aos tecidos, como também preserva ao máximo a integridade da membrana sinusal, importantíssima para o sucesso do caso. É, certamente, na atualidade, o que há de mais avançado na Implantodontia para a realização do levantamento de seio maxilar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, de tal forma que ficarei muito feliz em responder  aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em  Barbacena!

 

 

 

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe