7 mudanças de hábitos para evitar o surgimento de manchas nos dentes

Em época de selfies e fotos cada vez mais focadas, todo mundo quer expor um sorriso harmônico para os amigos nas redes sociais. O problema é quando um detalhe pequeno não deixa a foto tão legal assim. Estou falando das manchas nos dentes, que podem ser evitadas com hábitos simples. Separei alguns que você pode conferir a seguir.

Como evitar o surgimento de manchas nos dentes?

1# Diminuir a ingestão de líquidos escuros

Você já deve ter ouvido por aí que café e refrigerante de cola escurecem os dentes. E é verdade. O pigmento do café preto e do vinho tinto, por exemplo, leva cerca de 30 segundos para penetrar nos dentes. Uma dica para os amantes dessas bebidas é tomar água logo após, para ajudar na limpeza.

2# Utilizar canudos na ingestão de líquidos

Os canudos reduzem a exposição dos dentes às bebidas que mancham e aos líquidos ácidos, que aceleram o desgaste do esmalte dentário. Sempre que possível, carregue um na bolsa e utilize-o ao longo do dia.

Outro ponto interessante é optar por ingerir esses líquidos em uma ou duas refeições, em vez de tomar de golinho em golinho.

3# Abandonar o cigarro

Aposto que você não se surpreendeu ao ler este tópico. O fumo (cigarro/cachimbo/charuto) faz mal para todos os sistemas/órgãos do corpo humano, inclusive para os dentes. Substâncias químicas do tabaco prejudicam, e muito, a dentição.

4# Ficar atento ao uso de determinados medicamentos

Certos medicamentos podem alterar a tonalidade dos dentes, sobretudo se eles forem utilizados durante a infância. O escurecimento depende da idade da pessoa e da quantidade/periodicidade do remédio.

O ideal, neste caso, é informar o seu dentista sobre qualquer tratamento medicamentoso, para que ele diminua as chances de danos nos dentes.

5# Cuidar da alimentação

Invista em alimentos ricos em vitamina C, já que esse nutriente é essencial para a formação do “cimento” do tecido gengival. Como tudo em excesso faz mal, a quantidade ideal para esse fim é 60 ml diários.

Outro grupo alimentar estratégico são as fibras. Maçã, por exemplo, exige mais atrito dos dentes, de modo que a mastigação extra gera um fluxo de saliva maior, favorecendo a auto limpeza da cavidade bucal e, consequentemente, menor formação de manchas.

6# Utilizar creme dental e fio dental

Se não escovar os dentes todo dia, pelo menos três vezes, as manchas inevitavelmente irão dar as caras. Invista em um creme dental anti-manchas e jamais se esqueça do fio dental. O creme dental específico deve ser usado esporadicamente, em casos mais graves (marcas de tabaco, por exemplo), e sob a supervisão de um dentista.

7# Fazer uma limpeza profissional nos dentes

Somente a limpeza feita em casa não é suficiente para deixar o sorriso brilhando. Recomenda-se, pelo menos duas vezes ao ano, fazer uma revisão odontológica e a profilaxia dental (limpeza feita por um dentista). Nesse procedimento, o profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas.

Adotando esses hábitos, seu sorriso ficará bem mais bonito, limpo e sem manchas nos dentes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe