6 mitos e verdades sobre o dente siso

Conhecido como o “dente do juízo”, por nascer normalmente na adolescência ou no início da idade adulta, o dente siso às vezes causa medo em algumas pessoas. Isso porque a sua extração — procedimento comum que o envolve — é cercada de alguns mitos e verdades que raramente são desmascarados.

Por isso, trouxemos a realidade sobre 6 afirmações acerca do dente siso. Vamos colocar um ponto final nessas questões, para que você possa tirar suas dúvidas e procurar um dentista para falar sobre o assunto. Confira!

1. “Se tirar um siso superior tem que tirar o inferior”

Sim. Se houver a remoção do dente siso da arcada de cima é necessário também remover o dente da arcada de baixo. Um dente sozinho não pode realizar a mastigação, por isso é preciso extrair os dois.

Essa região onde se encontra o dente siso é um local de difícil higienização, sendo assim é possível que ele apresente  cáries com maior frequência se não for extraído.

2. “Todo mundo tem os dentes do siso”

Isso é um mito. Algumas pessoas podem nascer sem o dente siso, e não há problema algum com isso. Outras podem ter o dente siso, porém, nunca precisarem tirá-lo. Ter o dente siso e ter que removê-lo não é uma regra.

3. “É possível saber se a pessoa vai ter o dente siso antes de ele nascer”

Se você procurar um dentista, ele pode dizer se os dentes sisos vão eclodir, quantos serão e se vão causar algum problema. Quanto antes o diagnóstico for realizado melhor. A idade ideal está entre 16 e 17 anos.

4. “É obrigatório extrair o dente siso”

Isso não é verdade. O dentista fará uma avaliação com todos os critérios possíveis e só depois dirá se é preciso ou não realizar a remoção. Havendo espaço suficiente para manter a higiene e a saúde desses dentes, eles não precisam ser retirados.

5. “O siso é o dente mais difícil de extrair”

Essa é uma afirmação que pode variar. O siso pode se tornar o dente mais difícil ou o mais fácil de remover. Tudo dependerá da sua posição. E isso somente quem pode avaliar é o seu dentista. Por isso, a dificuldade ou não na extração ficará a critério de cada indivíduo, sendo para alguns um pouco mais difícil e para outros mais fácil.

6. “É mais fácil extrair o siso de pessoas jovens”

É verdade. Realizar a remoção do dente siso é mais fácil em pacientes mais jovens. Isso acontece porque as raízes não estão totalmente formadas e o tecido ao redor do dente é mais macio. Em pessoas mais maduras as raízes estão maiores e o osso está bem calcificado, o que pode dificultar a extração. Mas lembre-se de que isso não quer dizer que pessoas mais velhas não podem remover o siso. Elas podem, só será um pouco mais difícil.

Agora você já sabe que o dente siso é mais descomplicado do que se imagina. E se, mesmo assim ainda restam dúvidas, converse com seu dentista, ele estará pronto para sanar todos os seus questionamentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como periodontista e implantodontista em Barbacena!

Dr. Sérgio Caetano

Dr. Sérgio Caetano

O que deseja encontrar?

Compartilhe